Tel: 55 (11) 5579-5975
E-mail: info@arunayoga.com.br
Quinta, 23/10/2014
BUSCA
ÁREA DE LOGIN
PERGUNTAS E RESPOSTAS
O que é Yoga?
O Yoga (pronuncie Yoga com ô fechado) é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. Juntamente com o aprimoramento do corpo, o Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.

Quais os efeitos da prática do Yoga?
Os efeitos do Yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal. Esses efeitos dependem da regularidade com que você pratica. Embora demore alguns meses para se manifestarem, esses benefícios o acompanharão por toda a vida.

Qual é o tipo de Yoga ensinado no Aruna?
No Aruna temos o Power Yoga e o Yoga Tradicional. A prática de Yoga Tradicional tem um ritmo mais tranqüilo, de acordo com as possibilidades individuais. A flexibilidade e a redução de tensões é o foco dessa modalidade. A reeducação respiratória e relax auxiliam no combate ao estresse. É a melhor opção para os iniciantes e pessoas com qualquer tipo de limitações físicas (problemas de coluna, coração, etc.). Assim, você começa de uma maneira tranqüila e, quando se sentir pronto, poderá passar para as práticas mais fortes.
O Power Yoga é uma técnica vigorosa e agradável. Uma combinação única de movimentos fortes e fluidos acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade produzindo um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação encerram a aula revigorando corpo e mente.
Essas são as principais modalidades. Porém, ensinamos também outras técnicas. Verifique a tabela de horários para mais informações.

Como são as aulas?
Cada modalidade tem uma seqüência própria, mas, em geral, começamos com movimentos suaves para despertar o corpo, passamos para as seqüências de “Saudação ao Sol” que aquecem músculos e articulações e aumentam a resistência física. Em seguida, trabalhamos os ásanas (posições do Yoga). A respiração acompanha cada movimento, aumentando a intensidade da prática e mantendo o calor necessário para alongar e alinhar músculos e articulações. A aula termina com o relaxamento e a meditação, colocando-nos num estado de serenidade e bem estar indescritível.

Quantas vezes por semana devo praticar?
O melhor é praticar todos os dias. Duas práticas por semana produz um resultado bom em médio prazo. Quando praticamos três ou quatro vezes na semana, os resultados são surpreendentes, pois você fortalece e energiza seu corpo muito mais rapidamente, o que o deixará estimulado a continuar a prática. Regularidade é fundamental para obter resultados. Portanto, não falte nas práticas.

As aulas que não forem usadas num mês podem ser transferidas para o mês seguinte?
Não. É importante que você observe a data de validade de suas aulas. As aulas que não forem feitas até essa data não poderão mais ser utilizadas. Porém, isso é difícil de acontecer já que você pode freqüentar qualquer um dos tantos horários de que dispomos.

E se eu não conseguir fazer todos os exercícios?
Nenhum de nós consegue fazer todos os exercícios. É comum, nas primeiras semanas, ter alguma dificuldade, pois não estamos familiarizados com os movimentos. Se precisar, pare por um momento e observe as pessoas que estão ao seu lado. Após algumas práticas, você será capaz de acompanhar perfeitamente as instruções do professor. Não se preocupe se você tem flexibilidade ou não. Para começar a praticar Yoga, a única coisa que você precisa é de uma mente flexível. No Aruna Yoga trabalhamos respeitando os limites de cada um e nosso principal objetivo é desenvolver a aceitação em relação ao próprio corpo. É a partir da aceitação que poderemos crescer na prática e expandir nossos limites.

Posso comer antes da prática?
É melhor não. Dê um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e a aula. Opte por comer uma fruta ou algo leve, se for necessário se alimentar antes de praticar.

O que devo vestir para praticar?
Use roupas leves e próprias para exercícios. As mulheres podem usar top ou camiseta combinadas com bermudas ou calças de tecido flexível. Para os homens, camisetas com bermudas tipo ciclista, shorts ou calças. Praticamos com os pés descalços. É importante que a roupa seja confortável e bonita, pois isso aumenta nossa vontade de praticar.

Preciso de algum material especial para fazer Yoga?
Você precisa de um tapete de borracha próprio para o Yoga. Se não tiver, poderá usar os da escola, nas primeiras práticas. Porém, é muito mais higiênico ter seu próprio tapete. Uma toalha de rosto também é recomendada para enxugar o suor, se for necessário. Traga também a Bolsinha para os Olhos para usar no relax. Esse saquinho de tecido com grãos que colocamos sobre os olhos é um grande instrumento que reduz a luminosidade e aprofunda o relaxamento, deixando a mente quieta e serena. Esses materiais estão à venda na loja Lakshmi.

E se eu precisar chegar alguns minutinhos atrasado?
É fundamental que você chegue no horário. A prática tem uma estrutura que ajuda a preparar o corpo antes das posições. Além disso, nos primeiros minutos da prática procuramos criar um ambiente adequado para que a mente se estabilize e sua consciência aflore. Se você perder dois ou três minutos, já estará comprometendo sua prática, pois seu corpo não estará no mesmo ritmo dos demais, sua mente estará dispersa e você poderá forçar o corpo demasiadamente durante a prática.

O que significa namastê?
Namastê é o cumprimento em sânscrito que usamos no final da prática e significa “a minha essência saúda a sua essência”. Essa saudação invoca a percepção de que todos compartilhamos da mesma essência, da mesma energia e, portanto, não há distinção ou competitividade entre os praticantes. O Yoga nos ensina a ver nos outros um reflexo de nós mesmos. Assim, desenvolvemos a compaixão e a conexão com tudo o que nos rodeia.

O que significa Aruna?
Aruna, na mitologia hindu, é o nome do condutor do carro do Sol. Ele surge no horizonte antes do próprio Sol. Aruna é o avermelhado que tinge o céu todas as manhãs e nos convida a despertar. O Aruna Yoga tem como missão auxiliar as pessoas a despertarem e tornarem-se mais conscientes de si mesmas, de suas ações e de tudo que as cercam, vivendo uma vida mais plena e íntegra.

Quem dirige o Aruna Yoga?
Anderson Allegro, que é professor de Yoga há mais de 30 anos e biólogo. Tem estudado e ensinado essa disciplina desde os 18 anos e viajou à Índia várias vezes para aprimorar-se. Aprendeu Ashtanga Yoga com Baptiste Marceau, discípulo de Pattabhi Jois, Power Yoga no estilo de Bryan Kest e participou do Planet Yoga Teacher Training com Leeann Carey em Hermosa Beach, California. Aprendeu Yoga Nidra e outras técnicas de Swami Satyananda com Micheline Flak (Swami Yogabhakti).  Formou-se em Satyananda Yoga, na Bihar School of Yoga (Índia) em 2012.  Seu estilo firme, estimulante e amoroso de conduzir práticas de Yoga e meditação auxilia seus alunos a perceber toda a profundidade do Yoga. Tem feito palestras sobre Yoga e dado workshops em várias regiões do Brasil. Atualmente, dirige o Aruna Yoga onde ministra o Curso Livre para Formação de Instrutores de Power Yoga há mais de 15 anos.  É o criador e apresentador do DVD POWER YOGA, da Editora Qualidade de Vida. É diretor e um dos idealizadores da Aliança do Yoga, entidade que busca unir os profissionais das várias linhas de Yoga e propõe sua auto-regulamentação.  Em junho de 2010 recebeu iniciação de Swami Satyasangananda Saraswati, na linhagem de Swami Satyananda.

Que outros cursos posso fazer no Aruna Yoga?
Nós temos vários cursos e retiros que acontecem durante o ano. O principal deles é o Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga, que prepara profissionais para ensinar essa técnica. Temos ainda workshops sobre Sistema Ayurvêdico de Saúde (medicina indiana), meditação, reeducação respiratória, filosofia hindu, ginástica facial, Magnified Healing (Cura Magnificada), dança Indiana Odissi etc. Fique atento à programação no quadro de avisos ou no nosso site.
Também oferecemos atendimentos em várias técnicas de massoterapia, Terapia dos Chakras, Reiki, Dreangem Linfática, práticas para gestantes, etc.
Toda a última quinta-feria do mês temos aula de Yoga Nidra (relaxamento) às 20h e no primeiro sábado do mês às 12h, o Havan, ritual do fogo.

 

 

| ARUNA YOGA |
Rua Eça de Queiroz, 711- Paraíso - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04011 033 - Tel: 11 5579 5975 - E-mail: info@arunayoga.com.br
O material deste site só pode ser reproduzido com a autorização do autor
Desenvolvido por: Dennova    |    Fotos: Zé Pedro Russo